Um dia mundial para lembrarmos do Guaíba

Nesta terça-feira,dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 para enfatizar a importância da preservação da água potável no mundo. Apenas 0,008 % do total da água do nosso planeta é própria para o consumo, e como sabemos, grande parte destas fontes (rios, lagos e represas) corre sérios riscos.

Quando deixamos de falar em mundo e passamos a olhar para o nosso próprio quintal a situação piora. O Guaíba, responsável pelo abastecimento de mais de 4 milhões de pessoas no estado do Rio Grande do Sul é destino de três dos dez rios mais poluídos do Brasil (país com maior consumo de agrotóxicos no mundo). Como se não bastasse, ainda depositamos no Guaíba, anualmente, 79 vezes o volume do próprio Lago em esgoto doméstico e 14 vezes este mesmo volume em esgoto industrial (este último muito mais perigoso à saúde).

Como se a situação atual não bastasse, voltamos a discutir em 2015 a possibilidade de extração de areia nas águas que tratamos para consumirmos em casa. Trazer à tona todas as toxinas que estão depositadas no fundo do Guaíba sem um estudo adequado dedicado a isso que embase a atividade de extração é impensável. Para compreender este cenário, construímos um panorama aprofundado que você pode verificar por aqui: https://goo.gl/bcRisg

Deixe uma Resposta