Rio dos Sinos

Rio dos Sinos

O Rio dos Sinos nasce nos morros do município de Caraá no litoral norte gaúcho (distante 130 quilômetros de Porto Alegre) em altitudes superiores a 800 metros e percorre um percurso de cerca de 190 km, desembocando no delta do Jacuí, no município de Canoas.

É um rio muito importante para o estado, sendo o principal para o Vale do Rio dos Sinos, tendo sido por ele que os colonizadores alemães desbravaram parte do estado do Rio Grande do Sul. O rio tem esse nome pois é sinuoso, tendo muitas curvas.

A bacia hidrográfica do rio dos Sinos tem uma área de 3 820 km² e envolve, total ou parcialmente, 32 municípios. OP9101233s principais afluentes do rio dos Sinos são os rios Rolante e Paranhana além de diversos arroios

O local de maior nível de poluição é em São Leopoldo no arroio João Correia, o qual foi canalizado na década de 80, sendo hoje utilizado como uma forma de escoamento para esgoto urbano residencial.

No início de outubro de 2006, ocorreu no rio dos Sinos um crime ambiental de grandes proporções para o ecossistema, que causou a morte de no mínimo um milhão de peixes, em plena época de desova e reprodução. Este crime foi considerado pelos ecologistas como a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul.

Embora o Rio do Sinos venha sido constantemente associado a problemas ecológicos, a região onde localiza-se sua nascente é de mata atlântica preservada, localizada em torno de 870m de altitude no município de Caraá. O seu acesso se dá pela comunidade de Fraga, localizada as suas margens, e depois por uma trilha de média dificuldade, com duas cascatas se destacando na paisagem. A última delas, conhecida como Cascata da Nascente do Rio dos Sinos, possui 116 m de altura e é uma das maiores do estado,

poluicao-sinosCidades da Bacia

Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Três Coroas.

 

Deixe uma Resposta