Distribuição da água no planeta Terra

Introdução

A água está distribuída de diversas formas e em diversos locais no planeta Terra. Grande parte desta água é de difícil acesso aos seres humanos. Vale lembrar também que a água não é só encontrada em estado líquido (mares, rios, lagos e oceanos), mas também a encontramos em estado sólido (geleiras) e gasoso (água atmosférica).

 

Distribuição da água no planeta

Total da água

– Água salgada: presente, principalmente, em mares e oceanos ela corresponde a 97,5% do total de água do planeta Terra.

– Água doce: presente, principalmente, em rios, lagos e geleiras, corresponde a 2,5% do total de água do planeta.

 

Água doce

– Geleiras: representa cerca de 67,5% da água doce do planeta. Grande parte destas geleiras está presente nos polos sul e norte (Antártida e Ártico) do planeta. Também são encontradas geleiras nos topos das grandes cordilheiras espalhadas pelo mundo.

– Águas subterrâneas: correspondem a cerca de 30% do total de água doce do planeta. São encontradas, principalmente, nos aquíferos.

– Permafrost: espécie de terra congelada presente no extremo norte do planeta, em áreas com presença de tundra. Representa cerca de 0,8% da água doce do planeta.

– Água de superfície e atmosférica: as águas de superfícies correspondem aos rios, lagos de água doce e riachos. Já a água atmosférica é aquela que encontramos em estado de vapor (gasoso). As águas superficiais e atmosféricas correspondem a 0,4% da água do planeta.

 

Águas atmosféricas e de superfície (água doce)

– Lagos de água doce: 67,5%

– Rios: 1,5%

– Áreas salgadas: 8,5%

– Umidade presente no solo: 12,2%

– Atmosfera: 9,5%

– Biota (água presentes no corpo dos seres vivos do planeta): 0,8%.

 

Curiosidades:

– O maior lago de água doce do mundo é o Lago Superior. Localizado numa região de fronteira entre EUA e Canadá, ele possui, aproximadamente, 82.100 km2 de extensão.

– Já o lago com maior quantidade de água doce do mundo é o Lago Baikal, localizado na Sibéria, com cerca de 23 mil quilômetros cúbicos de água.

 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/distribuicao_agua.htm

Deixe uma Resposta