Carta aberta aos candidatos do 2º turno à prefeitura de porto alegre

Nelson Marchezan Júnior tem 29,34% e Sebastião Melo tem 26,15%
[
Foto: Jornal Metro]

O Movimento Viva Guaíba, que luta pela proteção integral das águas do Guaíba, único manancial responsável pelo abastecimento de água da Capital e Região Metropolitana totalizando quase 5 milhões de pessoas, vem a público pedir aos senhores o que segue:

Vocês são os candidatos à prefeitura da capital dos gaúchos, que tem o privilégio de ser a cidade mais banhada pelo Guaíba e desejam contar com nossos votos para que possam representar nossa cidade e suas comunidades nos temas da saúde e abastecimento de água, entre outros.

Por este motivo, rogamos que assumam publicamente o compromisso de lutar, dentro de suas atribuições, pela preservação do Guaíba, contribuindo para sua despoluição e consequente conservação de toda a vida que faz parte de seu ecossistema.

Esperamos que aquele que for eleito esteja comprometido com uma gestão ambientalmente sustentável e socialmente responsável; rogamos que coopere com os demais municípios para diminuir as cargas poluentes que chegam ao Guaíba, por comprometerem diretamente a saúde da população.

Pedimos, desde já, que nosso futuro prefeito atue como fiscalizador  das atividades econômicas ligadas à nossa água, garantindo a eficiência de sua distribuição e a segurança de seu consumo. Que busque sempre equalizar o desenvolvimento municipal com a tão necessária questão da preservação ambiental.

A todos os eleitores, nosso apelo para que verifiquem nos programas de seus candidatos as propostas dirigidas à preservação da água e das comunidades em que vivemos.

A todas bandeiras e partidos, nosso convite para juntarem-se à importante missão de zelar pelo nosso futuro e das futuras gerações de nossas cidades.