As Bacias e suas Características

BACIAS2_JPG
ALTO JACUÍ

A nascente do Jacuí, rio responsável por 85% das águas que formam o lago Guaíba, localiza-se em Passo Fundo. O rio é represado pelas barragens de Passo Real, Ernestina e Itaúba. No verão, alguns trechos têm sua vazão regulada pelas águas liberadas pelas turbinas das hidroelétricas, causando problemas de navegação e abastecimento. A economia da região caracteriza-se pelo uso intensivo do solo para agricultura e pecuária.
Voltar ao Mapa
Nascente do Jacuí – Passo Fundo.

BAIXO JACUÍ

A extração de carvão é intensa na Bacia, causando grande impacto ambiental, principalmente em Charqueadas e São Jerônimo. Outra característica é o uso intensivo do solo para pecuária e agricultura. No curso inferior, o rio Jacuí passa pelo Pólo Petroquímico de Triunfo. Destaque-se, na região, a indústria química, de plástico, borracha, siderurgia e produtos alimentares.
Voltar ao Mapa
Praia Nova – Cachoeira do Sul.

CAÍ

O maior impacto ambiental na bacia é o grande volume de esgotos doméstico da região de Caxias do Sul, na serra gaúcha. O relevo acidentado da região dificulta o depósito da água da chuva, impedindo a diluição dos resíduos, e diminuindo a disponibilidade de água para as atividades agrícolas. Em Triunfo, o rio recebe os efluentes do Pólo Petroquímico do Sul. Há um grande impacto ambiental em Feliz, causado pelos agrotóxicos usados na cultura do morango, resultando na maior concentração de produtos químicos da Região Hidrográfica do Guaíba: 11 kg/ha. O setor coureiro-calçadista também é importante, assim como o metal-mecânico – na região serrana encontra-se um dos principais pólos brasileiros de autopeças.
Voltar ao Mapa
Nascente do Rio Caí – Foz do São Jorge.

GRAVATAÍ

O rio Gravataí, incapaz de realizar a regulação natural de sua vazão, é considerado o mais sensível da região. O Banhado Grande, que funciona como uma esponja regulando as vazões à montante, foi bastante impactado pelas lavouras de arroz irrigado, reduzindo a capacidade de acumulação de água. As principais indústrias são a automobilística, (a montadora da General Motors retira água da bacia do Gravataí), mecânica, de produtos alimentares e bebidas.
Voltar ao Mapa
Nascente do Rio Gravataí – Banhado Grande.

LAGO GUAÍBA

As águas dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando o Lago Guaíba que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. Os principais impactos ambientais são o escoamento de esgoto da capital e das águas poluídas dos rios Gravataí e Sinos. As principais indústrias são de produtos alimentares, metalurgia e celulose.
Voltar ao Mapa
Porto Alegre.

PARDO

A principal demanda de água nesta Bacia é das lavouras de arroz irrigado, chegando a 90% do total dos recursos hídricos entre os meses de dezembro e fevereiro, justamente na época de baixa vazão do rio. A produção de tabaco também é uma atividade importante, causando grande impacto ambiental devido ao uso de agrotóxicos. Em Candelária está sendo desenvolvido um projeto de criação de um museu paleontológico, a partir da descoberta de fósseis de grande valor científico.
Voltar ao Mapa
Cascata do Rio Pardo – Barros Cassal.

SINOS

Berço do primeiro comitê de gerenciamento de bacia hidrográfica do Brasil, o rio dos Sinos é considerado o mais poluído da região, pois tem o maior parque industrial, com destaque para a indústria coureiro-calçadista. Tem também indústrias do setor petroquímico e metalúrgico. O setor primário é pouco desenvolvido, com agricultura e pecuária somente no seu curso superior.
Voltar ao Mapa
Nascente do Rio dos Sinos – Caraá.

TAQUARI-ANTAS

Nesta Bacia há um grande impacto ambiental causado pelo uso de agrotóxicos na cultura da maçã, e pelo despejo de esgotos da Aglomeração Urbana do Nordeste. Há dificuldade de acumulação natural de água. O rio das Antas nasce nos municípios de Cambará do Sul e Bom Jesus, no Planalto. Na confluência com o rio Turvo, passa a se chamar Taquari, desembocando no rio Jacuí, em Triunfo. A principal atividade é a pecuária. A paisagem muda em Antônio Prado, com a atividade agrícola.
Voltar ao Mapa
Nascente da Cachoeira do Juvenal – Rio das Antas.

VACACAÍ-VACACAÍ MIRIM

O cultivo do arroz irrigado coincide com a época de menor disponibilidade de água, gerando o principal conflito de uso da região. O rio Vacacaí nasce em São Gabriel, passando por Santa Maria até desembocar no rio Jacuí. O solo é ocupado por latifúndios, com pecuária extensiva e agricultura. A bacia tem o menor parque industrial da Região Hidrográfica. Os principais municípios são Santa Maria, São Sepé e São Gabriel.

Deixe uma Resposta