9 motivos para você se preocupar com a limpeza da Orla do Guaíba

Domingo, dia 03 de julho, fizemos um mutirão de limpeza na orla do Guaíba. Para você ter ideia, encontramos coisas cabulosamente absurdas e que nunca imaginamos encontrar lá: uma TV, ferro de passar, roupas, cabeça de boneca, um chuveiro, pneus, colchões, chinelos, objetos cortantes e só Deus sabe o que mais.

09Motivos

 

1. O próprio Guaíba.

De toda a água no planeta, apenas 3% é doce e própria para consumo. Você tem consciência disso?
A água que fazemos nosso café, que tomamos banho, que lavamos nossa louça, provêm do único manancial que abastece toda a Grande Porto Alegre. Mais de 4,5 milhões de gaúchos dependem do Guaíba para sobreviver.

Foto: Sérgio Ordobás
Foto: Sérgio Ordobás

2. Esse Pneu que demora 600 anos para se decompor. 

Nada de largar em ruas, terrenos baldios e muito menos no quintal, pois juntam água e viram criadouros de mosquitos da dengue!
Como e onde descartar: devolva ao fabricante ou revendedor quando trocar os pneus. As empresas têm a obrigação, por lei, de dar um destino adequado a esses resíduos. A Reciclanip, iniciativa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), fornece em seu site os telefones de pontos de coleta no Brasil inteiro.

Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel

3. Essa televisão.

Geladeiras, TV’s, micro-ondas, computadores, itens de informática (como CDs e disquetes), impressoras, cartuchos de tinta.Esses aparelhos possuem metais pesados, como cádmio e chumbo, que causam doenças como enfisema pulmonar, cálculo renal, e daí em diante só piora.

Como e onde descartar: antes de passar adiante o computador, utilize um programa que limpe seus arquivos e impossibilite a recuperação de dados, como o Dban (baixado gratuitamente). Isso feito, procure, primeiro, falar diretamente com o fabricante: empresas como a Dell, a HP e a Itautec recebem equipamentos antigos das próprias marcas.

Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel

4. Essa boneca que parece que foi usada para amaldiçoar a vida de alguém. 

Você sabe quanto tempo o plástico e a borracha demoram para se decompor? pelo menos uns 100 ANOS

Mas não adianta jogar em qualquer lixo, é importante separar também:

Recicláveis: canos, copos, embalagens, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, garrafas PET, potes, sacos, sacolas, tubos.
Lixo comum: cabos de panela, embalagens metalizadas de alimentos (como as de salgadinho), espuma sintética, fraldas descartáveis.

Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel

5. Essa tampa de panela.

Agora essa sim é assustadora. Sabe quanto tempo o vidro demora para se decompor no meio ambiente? 4.000 ANOS. Sim, são 4 mil anos pisando em cacos de vidro. Por isso, sempre que você descartar vidros, enrole em jornal ou papelão para evitar acidentes. Portanto, separe assim:

Recicláveis: copos, garrafas, frascos em geral, potes alimentícios.
Lixo comum: boxe de banheiro, cerâmicas, cristais, espelhos, lâmpadas incandescentes, lentes de óculos, louças refratárias, porcelanas, vidros de janela.

Zerohora9
Foto de: Matheus Bruxel

6. Esse colchão que provavelmente faz parte de um sofá.

Primeiramente, o descarte de um móvel usado como o sofá não pode se dar em vias públicas, terrenos baldios ou córregos. A espuma do colchão tem tempo indeterminado de decomposição, o que é mais preocupante ainda. O descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa de até R$ 14 mil. Quando descartado irregularmente, essa peça acaba contribuindo para enchentes, ao obstruir passagens de água.

Zerohora3
Foto de: Matheus Bruxel

7. Esse chuveiro.

O que se faz quando temos um chuveiro velho em casa e queremos nos livrar?
Existem pontos de coleta em sua cidade que poderão te ajudar. Só aqui em Porto Alegre existem 9 pontos de coleta de chuveiros elétricos.
Clica nesse link para ver o lugar de coleta de diversos produtos que tem diferentes descartes.

Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel

 8. Essa cabeça do que possivelmente seja um bode.

Animais mortos não podem simplesmente serem descartados na orla do Guaíba. Em POA também temos a oportunidade que alguém recolha e os leve para o lugar correto. O DMLU, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, contém um setor responsável para realizar essa coleta especial: a DLC, Divisão de Limpeza e Coleta, é responsável pela remoção de animais mortos e bens móveis abandonados nos espaços públicos. Para realizar a coleta, você precisa ligar para o 156 e solicitar a abertura de solicitação.

Foto de: Sérgio Ordobás
Foto de: Sérgio Ordobás

9. As 3 toneladas de lixo que retiramos da Orla do Guaíba nesse final de semana.

Foram quase 3 toneladas de lixo que ameaçam a saúde das nossas águas e de toda nossa população. Nos juntamos em pelo menos 50 pessoas para fazer esse mutirão. Foram mais ou menos 4 horas de trabalho arrastando coisas pesadas, cheias de areia e água. No fim, não retiramos nem a metade de lixo da orla. Então fique ligado que haverão mais mutirões para, pelo menos, fazer uma pequena diferença no nosso futuro.

Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel
Foto de: Matheus Bruxel

Portanto, separe seu lixo e faça os descartes corretamente. E vamos seguir lutando por um Guaíba cada vez melhor!

Deixe uma Resposta